terça-feira, 10 de julho de 2012

Obatálá



Quem conhece as religiões africanas,nomeadamente o candomblé, sabe que todos somos regidos por Orixás. Podemos ter mais, podemos ter menos, mas todos temos pelos menos 2 Santos que por nós olham. Hoje falarei um pouco de um dos que por mim olham e regem. 


Diz a wikipédia: 
"Obatalá é o filho direto de Olorun o criador do universo. Depois de criado o universo e a terra em específico; depois de milhares de anos resolveu dar vida a terra e enviou seu filho directo "Obatalá" para esse fim à terra que até então era composta de água. Vindo com o saco da criação Obatalá trouxe consigo uma galinha d'angola que foi responsável por espalhar a terra sobre as águas, dando desta maneira forma à terra sobre a água, depois de criado os montes etc... Obatalá criou os vegetais, animais e por ultimo da própria criação "terra" com ajuda de Nanã moldou o ser humano com o barro e com seu sopro deu vida ao ser humano. Por isso quando as pessoas têm um grande problema de saúde é a este Orixá que se pode recorrer; claro que dependendo do tipo de doença que seja, podemos recorrer também a outros Orixás. Obatalá é quem rege tudo o que é branco sobre a terra em todo sentido da palavra; pureza. 
Obatalá - Oba (rei) alá (branco)
Òsàlá - Palavra de origem árabe, mais precisamente de inshalla, com o signifcado de "se Deus quiser, se Deus o permitir".
Orisa-Nla, Orisala ou (Orixalá e Oxalá em português) é o primeiro Orisa Funfun nascido diretamente de Olorun (DEUS) (tudo desses orixás é de cor branca)."

Esta é apenas uma das muitas lendas acerca de um dos mais importante Orixás. Reza também a lenda que os filhos de cada Orixá têm características demasiado ligadas à personalidade de cada um deles. As características que Orixá Obatálá passa as seus filhos serão:

Benevolente, paternal, é sábio, calmo, teimoso, reservado, obstinado, tolerante, paciente e age em silêncio. É lento, frio, fechado. São dignos de confiança, mesmo em dificuldades insistem em seus planos e projetos. Nunca esquecem uma ofensa, traição, mas sabem aceitar seus resultados. É frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade.

Confesso que tenho algumas destas características e quem me é chegada certamente as reconhecerá. Seremos sempre as pessoas erradas para nos avaliarmos, mas sabemos o que sentimos. E o que sinto quando sinto a presença de meu Pai Obatálá é indescritível, não o conseguimos transmitir por palavras e o mais perto que conseguimos chegar é dizer que sentimos como se toda a paz no mundo se tivesse abatido sobre nós, e nos desse asas para sermos livres e felizes. Eu dia poderemos ser um só.....

Epá Bábá

Maferefun Bábá Obatálá

Sem comentários: